Inclusão ou integração? Um estudo em uma escola estadual de Itapicuru/BA

Autores/as

  • Andressa Wiebusch Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Willamis de Santana Alves Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Roberta Ribeiro Pinto Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas)

Resumen

No âmbito educacional, foi criada a modalidade da educação especial e com o tempo, surgiram-se políticas públicas, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a Resolução Nº 4/2009 do Conselho Nacional de Educação e entre outras. Nessa perspectiva, esta pesquisa propôs investigar se uma escola estadual de Itapicuru/BA dispõe de recursos, de estrutura física e de profissionais especializados que atendam às necessidades do público-alvo com deficiência. Para tanto, adotou-se, como caminho metodológico, uma pesquisa quali-quanti e a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário com os professores que atuam com alunos que têm deficiência. A análise de dados foi com base nos princípios da análise de conteúdo, proposto pela Bardin (2009). Com resultados, evidenciamos que a escola enfrenta desafios como: falta de recursos, escassez de estrutura física, falta de formação docente, entre outros.

Biografía del autor/a

Andressa Wiebusch, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul/Câmpus Sapiranga).

Willamis de Santana Alves, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual da Bahia no Colégio Estadual Uirassu de Assis Batista.

Roberta Ribeiro Pinto, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas)

Especialização em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas).

Citas

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Publicado

2023-12-15

Número

Sección

Dossiê - Inclusão: práticas e perspectivas em diferentes contextos