Inclusão ou integração? Um estudo em uma escola estadual de Itapicuru/BA
Resumen
No âmbito educacional, foi criada a modalidade da educação especial e com o tempo, surgiram-se políticas públicas, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a Resolução Nº 4/2009 do Conselho Nacional de Educação e entre outras. Nessa perspectiva, esta pesquisa propôs investigar se uma escola estadual de Itapicuru/BA dispõe de recursos, de estrutura física e de profissionais especializados que atendam às necessidades do público-alvo com deficiência. Para tanto, adotou-se, como caminho metodológico, uma pesquisa quali-quanti e a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário com os professores que atuam com alunos que têm deficiência. A análise de dados foi com base nos princípios da análise de conteúdo, proposto pela Bardin (2009). Com resultados, evidenciamos que a escola enfrenta desafios como: falta de recursos, escassez de estrutura física, falta de formação docente, entre outros.
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