Engajamento nos estudos e autoeficácia entre estudantes de Ciências Biológicas
Resumen
O objetivo deste estudo é analisar a intensidade e a relação entre engajamento nos estudos e autoeficácia entre estudantes universitários de Ciências Biológicas. Para tanto, foram utilizadas duas escalas a Ultrecht Work Engagement Scale (UWES-S-17) e a Escala de Autoeficácia Geral Percebida (EAGP) em uma amostra não probabilística de 95 estudantes. O tratamento de dados combinou estatística descritiva, análise de correlações, testes de hipóteses e análise multivariada na forma de Regressão Linear Múltipla (RLM). Os resultados evidenciaram forte relação entre o engajamento e autoeficácia, mostraram que 58% das crenças de autoeficácia (VD) são explicadas pelo engajamento nos estudos (VI) e que os estudantes de pós-graduação apresentam maior autoeficácia e engajamento quando comparados aos estudantes da graduação. As conclusões recomendam aproximar graduação e pós-graduação para fortalecer a autoeficácia e equilibrar os recursos pessoais e institucionais buscando desenvolver um ambiente desafiador que favoreça o engajamento nos estudos.
Palavras-chaves: Autoeficácia; Ciências biológicas; Engajamento; Engajamento nos estudos; UWES.
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