Análise da concepção de educação ambiental dos professores da rede pública do município de São Gabriel/RS
Resumen
O objetivo deste trabalho é, através de uma investigação via questionários com professores da rede Municipal e Estadual, de ensino do município de São Gabriel/RS, analisar as concepções de educação ambiental que este tema é tratado. A educação ambiental efetiva surge como ferramenta essencial de caráter transformador em uma sociedade que prevê seu eminente colapso socioambiental. Visto que esta crise socioambiental não é causada por uma simples gestão ineficiente de recursos, ou de responsabilidade individual pelo uso de determinados serviços, mas pela consequência da lógica da produção capitalista, que visa a livre exploração do indivíduo e da natureza para a aquisição infinita de capital. A educação ambiental efetiva surge, a partir de uma visão crítica, como meio para o qual se opera a transformação nas sociedades. Os resultados da pesquisa demonstram que os educadores do município possuem concepções diferentes, porém em sua maioria se aportam de uma lógica de educação ambiental tecnicista. Outros, que a pouco se inseriram no magistério, apresentam uma visão mais próxima de uma prática transformadora.
Palavras-chaves: Educação ambiental crítica; Educação; Meio ambiente.
Citas
ARRAIS, A.; BIZERRIL, M. A Educação Ambiental Crítica e o pensamento freireano: tecendo possibilidades de enfrentamento e resistência frente ao retrocesso estabelecido no contexto brasileiro. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S.l.], v. 37, n. 1, p. 145-165, abr. 2020. Doi: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.10885.
BASSO, M. Governo tenta intencionalmente destruir povos indígenas. Made for Minds. DW. 2020. Disponível em: <https://p.dw.com/p/3k0TG>. Acesso em: 30 de set. 2020.
BRASIL. Lei n. 6.938 de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Brasília, Imprensa Oficial, 1981. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm>. Acesso: 20 set. 2020.
BRASIL. Lei n. 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre Educação Ambiental, Institui a política Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília: Imprensa Oficial, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso: 20 set. 2020.
BUSS, A.; DA SILVA, M. Percepção ambiental de alunos que viveram o maior desastre-crime ambiental do Brasil: implicações para a Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S.l.], v. 37, n. 1, p. 47-67, abr. 2020. Doi: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9366.
CARTA CAPITAL. Entidades do meio ambiente vão à ONU contra o governo Bolsonaro. 2022. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/politica/entidades-do-meio-ambiente-vao-a-onu-contra-o-governo-bolsonaro/>. Acesso: 21 de nov. 2022.
CARVALHO, M.; ROCHA, N.; ARAÚJO, R.; CRUZ, R. A construção da educação ambiental para a cidadania. In: MORALES, A.; SANTANA, N (Org.). Educação Ambiental: Alternativas para o Ensino de Educação Ambiental: Relatos de Experiências. Porto Alegre: PLUS/Simplisimo, 2019.
DALFOVO, M.; LANA, R.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.0113, 2008.
FREIRE, P. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
HAMMER, Ø.; HARPER, D.; RYAN; P.D. PAST: Paleontological Statistics Software Package for Education and Data Analysis. Palaeontologia Electronica, v.4, n. 1, 2001.
KONDER, L. O que é dialética? Brasiliense, 2017.
LAYRARGUES, P. Manifesto por uma Educação Ambiental Indisciplinada. Ensino, Saúde e Ambiente, p. 44–87, v. 4, 2020. Doi: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40204.
LEFF, E. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
LEGENDRE, P.; LEGENDRE, L. Numerical ecology. Amsterdam: Elsevier, 1998.
LEMOS, V. Incêndios Pantanal no: porque o fogo ainda ameaça o ecossistema mesmo após a chegada das chuvas. BBC News Brasil. 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54848995>. Acesso: 30 de set. 2020.
LIMA, G. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.1, p. 145-163, jan. abr. 2009.
LOESCH, C. Métodos estatísticos multivariados. São Paulo Saraiva 2012. 288p.
LOUREIRO, C. Educação ambiental e teorias críticas. In: GUIMARÃES, M. (Org.). Caminhos da educação ambiental: da Caminhos da educação ambiental forma à ação. Campinas: Papirus, 2006.
MANLY, B. Métodos estatísticos multivariados uma introdução. Porto Alegre: Bookman. 2019.
MARX, K. O Capital [recurso eletrônico]: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
MINAYO, M.C.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 237-248,1993. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1993000300002.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução de Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarian Eleonora da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez, 2011.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2002.
RICHARDSON, R. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.
ROCHA, J.C.; LUZIO-DOS-SANTOS, L.M. Sustentabilidade Complexa: o discurso de sustentabilidade sob a perspectiva do Pensamento Complexo de Edgar Morin. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S.l.], v. 37, n. 1, p. 208-227, 2020. Doi: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9789.
WATANABE, P. Brasil na COP27 foi marcado por Lula e acordos de florestas assinados e ignorados. Folha de São Paulo. 2022. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/11/brasil-na-cop27-foi-marcado-por-lula-e-acordos-de-florestas-assinados-e-ignorados.shtml>. Acesso: 21 de nov. 2022.