Contribuições da arteterapia para a educação de jovens do ensino médio
uma revisão de literatura
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo investigar as contribuições da arteterapia para a educação de jovens do ensino médio, a partir de uma revisão de literatura. Este caracteriza-se como pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica. Utilizou-se as bases eletrônicas de dados: Portal da CAPES, Scielo, Bireme, Pepsic e Google Acadêmico. Não se determinou um período de tempo para a seleção da bibliografia. Sobre o referido assunto, observa-se uma escassez de conteúdo relacionado. Não porque o tema seja pouco relevante, mas, talvez, pouco se atente para às contribuições que a arteterapia pode oferecer à educação, como por exemplo, suprir às necessidades de promoção de saúde mental que os jovens do nível médio necessitam nessa fase complexa de vida. Nesse sentido, a arteterapia pode vir ajudá-los no desenvolvimento humano integral, pelo potencial criativo e transformador presente na arte. Esta (arte), portanto, torna-se uma excelente ferramenta a auxiliá-lo na compreensão de seu mundo interno, possibilitando, dentre outras coisas, o desenvolvimento de sua autoestima, autonomia, bem como de uma relação saudável com os outros e com o meio.
Palavras-chaves: Arteterapia; Ensino médio; Interdisciplinaridade; Saúde mental; Humanidades.
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