O começo, o meio e o fim

estratégias para o envolvimento e a formação do leitor competente

Autores

Resumo

A literatura tem um papel fundamental no processo da aprendizagem dos alunos. O contato com a leitura, além de ampliar e formar, potencializa seus horizontes  prepara-os para a vida. Para tanto, esta pesquisa tem como objetivos contribuir para a formação de leitores competentes, despertar o interesse pela literatura infantil e ampliar o repertório de histórias dos participantes. Os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo são de natureza qualitativa e aplicada. No que tange, aos procedimentos técnicos, foi feita uma breve revisão documental das leis que regem a Educação Infantil e bibliográfica sobre literatura e letramento emergente. A seguir, foi realizada leitura mediada de onze obras, com a utilização de estratégias de leitura PEER, CROWD e RECALL com oito alunos da educação infantil com idades entre 3 e 4 anos. Ao final da pesquisa, foi constatado que os participantes ampliaram seu vocabulário e desenvolveram sua fala, apresentaram ordem e continuidade em sequências narrativas, passaram a demonstrar maior interesse por atividades de leitura e passaram de ouvintes a contadores de histórias.

Biografia do Autor

Jéssica Mais Antunes, Universidade Feevale

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, sendo bolsista CAPES. Mestre em Letras pela Universidade Feevale. Atualmente é professora na rede de educação infantil do município de Campo Bom/RS.

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É coordenadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Também é professora do curso de Letras na mesma universidade.

Marinês Andrea Kunz, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS). Atualmente, é professora e pesquisadora do Departamento de Metodologia da Educação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi Diretora do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes e coordenadora do curso de Letras (2006-2010) da Universidade Feevale, onde também coordenou o PIBID Letras (2010 a 2013) e Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e o Mestrado Profissional em Letras. 

Joanire de Souza Pinto, Universidade Feevale

Graduada em Letras pela Universidade Feevale. Atua como Educadora Social no Centro Social Madre Regina, no município de Novo Hamburgo/RS. Também atua como assessora de Comunicação e Marketing junto à assessoria de planejamento de atividades socioeducativas para crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortaleciomento de  Vínculos (SCVF).

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)