Tecnologias digitais no ensino da geometria plana:

um relato de experiência com uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental

Autores/as

Resumen

O trabalho relata a intervenção pedagógica realizada por acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública, matriculadas no componente curricular de Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Matemática I. A intervenção foi aplicada numa escola pública, por um período de 3h/a, e teve a participação de 15 estudantes de uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental na cidade de Bagé/RS. A atividade teve como objetivo mostrar a importância da utilização das tecnologias digitais no ensino da geometria plana na educação básica, buscando processos motivadores e inovadores. Adotou-se como metodologia duas abordagens: qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários (um inicial e outro no final). Observou-se que o uso de recursos tecnológicos digitais possibilitou aos estudantes um melhor desempenho na realização das atividades e na resolução dos exercícios propostos. Deste modo, conclui- se que, a utilização de tecnologias digitais, como games, softwares e plataformas educacionais auxilia na construção do conhecimento matemático sendo uma ferramenta de contribuição para o desenvolvimento do processo de aprendizagem dos estudantes.

Biografía del autor/a

Daiane Da silva fagundes, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsista PDA (2021) no projeto de extensão "A Utilização de Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática" da Unipampa.

Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutora em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), sendo docente do curso de Matemática-Licenciatura (campus Bagé/RS). É coordenadora do projeto de extensão “A Utilização de Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática” e coordenadora de Área do PIBID-Matemática.

Kérolyn Avila Polvora Soares, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsista do Programa de Incentivo de Bolsas à Iniciação e a Docencia (PIBID) - subprojeto Matemática, campus Bagé/RS.

Citas

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Publicado

2021-12-21

Número

Sección

Dossiê - Experiências síncronas e assíncronas no Ensino (artigos completos e relatos)