Tecnologias digitais no ensino da geometria plana:
um relato de experiência com uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental
Resumen
O trabalho relata a intervenção pedagógica realizada por acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública, matriculadas no componente curricular de Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Matemática I. A intervenção foi aplicada numa escola pública, por um período de 3h/a, e teve a participação de 15 estudantes de uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental na cidade de Bagé/RS. A atividade teve como objetivo mostrar a importância da utilização das tecnologias digitais no ensino da geometria plana na educação básica, buscando processos motivadores e inovadores. Adotou-se como metodologia duas abordagens: qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários (um inicial e outro no final). Observou-se que o uso de recursos tecnológicos digitais possibilitou aos estudantes um melhor desempenho na realização das atividades e na resolução dos exercícios propostos. Deste modo, conclui- se que, a utilização de tecnologias digitais, como games, softwares e plataformas educacionais auxilia na construção do conhecimento matemático sendo uma ferramenta de contribuição para o desenvolvimento do processo de aprendizagem dos estudantes.
Citas
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