UM PANORAMA SOBRE PESQUISAS EM REALIDADE AUMENTADA EM MATEMÁTICA

Autores/as

  • Thaise Thurow Schaun / Universidade Federal de Pelotas/
  • Rozane da Silveira Alves Universidade Federal de Pelotas/

Resumen

O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas, na qual está sendo pesquisada a influência da utilização de um aplicativo de Realidade Aumentada (RA) para uma melhor compreensão de superfícies quádricas, estudadas em diferentes disciplinas de Cálculo da Universidade Federal de Pelotas, que trabalhem com Cálculo de múltiplas variáveis. Essas disciplinas são parte integrante de currículos de diferentes cursos de Ciências Exatas e cursos de Engenharia. A dissertação em andamento tem como base teórica os fundamentos apontados pelo pesquisador britânico David Tall, organizados no livro Pensamento Matemático Avançado, que, entre outros registros, se preocupa com a importância da visualização de gráficos no espaço tridimensional para o devido entendimento de conceitos matemáticos, principalmente no que diz respeito ao Ensino Superior, teorias estas também utilizadas nas pesquisas consideradas por este artigo.  A utilização de Realidade Aumentada se faz possível graças à evolução tecnológica que nos propicia câmeras potentes e excelentes processadores existentes nos dispositivos móveis, principalmente, smartphones, que tornam “real” as imagens representadas pelos marcadores, representação esta de suma importância para sólidos em três dimensões, tais como as superfícies quádricas, objeto central para o desenvolvimento da pesquisa de mestrado. Este artigo destaca as pesquisas semelhantes feitas na área, tanto em relação a trabalhos com visualização no Ensino Superior, como em relação a utilização de aplicativos de Realidade Aumentada ou ainda, apenas com utilização de dispositivos móveis, pesquisas estas constantes na seção da dissertação chamada estado do conhecimento e, o artigo tem como objetivo tornar explícita a necessidade de mais trabalhos de pesquisa e ações pedagógicas nesta área do conhecimento, expostas as grandes potencialidades dos usos de tecnologias digitais (TD) e, especialmente da Realidade Aumentada, para os processos de ensino e aprendizagem de Matemática, dando ênfase a práticas no Ensino Superior.

Publicado

2019-12-01

Número

Sección

Recursos Tecnológicos para Análise de Aprendizagem