UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA INCENTIVAR MENINAS NAS ÁREAS DE STEM: UM PLANO DE ENSINO COM ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIA ATIVA

Autores/as

  • Francielli Freitas Moro PPGIE/ UFRGS
  • LUCIELI MARTINS GONÇALVES DESCOVI PPGIE/ UFRGS
  • Maiara Rosa Alves PPGIE/ UFRGS
  • Marcio Gabriel dos Santos PPGIE/ UFRGS

Resumen

As metodologias ativas oferecem inúmeras possibilidades de aprendizagem que aliam estratégias de ensino às diferentes ferramentas tecnológicas disponíveis. A partir disso, com base na Aprendizagem
Tecnológica Ativa (ATA), este estudo pretende promover o interesse de meninas que participam do projeto Meninas na Ciência, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório, pelas áreas de STEM, por meio de atividades que permitam a compreensão de fenômenos e de conceitos científicos apoiados pelo Google Sala de Aula e a exploração de ferramentas como o Google Expedições, Google Earth, Science Journal, GeoGebra, entre outros. Os resultados baseiam-se no desenvolvimento das habilidades científicas das estudantes, utilizando-se das ferramentas propostas pela ATA, que podem ser replicadas ou adaptadas por professores em diferentes áreas do conhecimento. É possível concluir que a aplicação da ATA permite aos docentes e alunos diferentes
possibilidades de aprendizagem, realizadas de forma individual ou coletiva, propiciando momentos de interação entre as partes e desenvolvendo o senso crítico pautado na autonomia do aluno.

Publicado

2019-12-01