USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA FERRAMENTA WEBQUEST EM ALUNOS DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA DE MEDICINA
Resumen
Este artigo aborda as tecnologias digitais que vêm exercendo uma grande influência sobre a preparação de recursos educacionais e na aprendizagem significativa. Objetiva-se avaliar a efetividade da WQ no desenvolvimento de aprendizagem significativa em acadêmicos de medicina na disciplina de Morfologia I em Anatomia Humana, por meio da utilização da ferramenta WQ. A pesquisa compreendeu 65 alunos da disciplina supracitada de uma universidade privada da Região Metropolitana de Porto Alegre-RS. O AVA foi construído de acordo com os moldes da plataforma WQ do Google sites. O instrumento de coleta de dados foi aplicado em duas fases. No primeiro dia de aula, aplicou-se o questionário com perguntas gerais sobre anatomia, com o objetivo de verificar o grau de conhecimentos anatômicos dos participantes da pesquisa (GI e GC) e traçar seu perfil. Na segunda etapa, no final do semestre, aplicaram-se as mesmas perguntas, objetivando observar a influência da ferramenta WQ no processo de ensino-aprendizagem significativa de Anatomia Humana, no grupo intervenção, e comparar número de acertos entre os grupos (GI e GC). Os resultados sugerem que a plataforma WQ foi uma ferramenta que disponibilizou uma variedade de materiais que auxiliaram na construção do aprendizado e a consequente aprendizagem significativa, reforçando a necessidade de constante aprimoramento para sua inserção no contexto do Ensino Superior. Foi realizada uma pesquisa descritiva para perceber o efeito do uso da ferramenta WQ e a correspondente possibilidade de melhorias na qualidade do ensino em Anatomia Humana. A partir dos dados obtidos e dos testes estatísticos referidos acima, conclui-se que a intervenção didática teve impacto significativo no desempenho dos alunos em relação aos testes aplicados, justificando a relevância do artigo proposto. Enfatiza-se a importância de explorar diferentes ferramentas no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior, no qual o professor mediador deve incrementar suas aulas com meios digitais, desenvolvendo competências e habilidades científicas.Descargas
Publicado
2019-12-19
Número
Sección
Ensino Híbrido/Blended Learning