AÇÃO CULTURAL: O ELO ENTRE BIBLIOTECÁRIO, BIBLIOTECA E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRADA
Resumen
O texto trata da utilização da ação cultural, em bibliotecas, como ferramenta para a formação integrada. Tem como objetivo defender o uso da ação cultural no cenário da educação integrada, em ambientes de bibliotecas escolares, para realçar a importância dessa ferramenta na formação de sujeitos emancipados intelectualmente. A temática é relevante ao evento porque aborda a atuação do
bibliotecário em espaços educacionais escolares. Por meio de pesquisa documental e bibliográfica, buscou-se a fundamentação teórica do texto, utilizando-se as ideias de autores como Ferreira (2010), Flusser (1983), Macedo (2005), Maciel, Mendonça e Lavor ((2009), Manisfeto Ifla/ Unesco da
biblioteca escolar (2002), Dudziak (2003), Santos (2015), Almeida Júnior (2007), Silva (1999), Varela (2007) e Veiga (2002), Saviani (2007), Ramos (2007) e outros. Desvelou-se que a ação cultural, praticada em bibliotecas, é uma ferramenta a serviço da dinamização do espaço da biblioteca escola,
a fim de que se tenha sucesso no aprendizado e na formação sólida do indivíduo enquanto cidadão inteiro.