DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS

Autores/as

  • Valter dos Santos M. Neto
  • Rodrigo Miranda Feitosa
  • Carlos Costa Cardoso

Resumen

Aprender a programar é algo imprescindível na formação de um profissional da área de Computação, principalmente para os desenvolvedores de software. Entretanto, programar não é uma tarefa simples, pois exige dos aprendizes características e conhecimentos, em sua maioria, ausentes ou de difícil aquisição. Assim, este estudo tem como objetivo identificar as principais dificuldades dos estudantes durante o processo de aprendizagem na área de programação de computadores. A realidade identificada em sala de aula é caracterizada por alunos com sérios problemas na aprendizagem, e que por vezes, resultam em altas taxas de reprovação e evasão. Nessa perspectiva, descreve-se neste trabalho uma experiência realizada com discentes pertencentes a duas turmas do Ensino Médio, do curso de Técnico em Informática, nos turnos matutino e vespertino, durante uma disciplina introdutória de programação de computadores, em uma instituição privada de ensino, na cidade de São Luís, MA, com o uso de ferramentas e técnicas de Mineração de Dados e direcionadas pelas etapas da Taxonomia revisada de Bloom, aplicada no contexto da programação de computadores. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas questões de avaliações de aprendizagem realizadas pelos discentes durante a disciplina, contextualizadas, em sua maioria, com assuntos do cotidiano do aluno, através de situações-problema, caracterizadas como situações reais ou hipotéticas. Os resultados dos experimentos demonstraram que as avaliações de aprendizagem podem gerar informações importantes a respeito dos processos de ensino e aprendizagem, especialmente quando guiada por uma taxonomia de objetivos educacionais. Foi possível identificar pontos importantes como problemas com operações matemáticas, em especial, nos assuntos iniciais abordados na disciplina; dúvidas quanto ao funcionamento e aplicações de algumas estruturas ensinadas em sala. Além disso, observou-se em quais níveis da Taxonomia os alunos apresentaram mais problemas e quais relações esses estabeleceram com os aspectos relacionados a contextualização das questões e o turno do curso dos discentes.

Publicado

2019-12-19

Número

Sección

Recursos Tecnológicos para Análise de Aprendizagem