O USO COMBINADO DAS METODOLOGIAS JUST-IN-TIME TEACHING E PEER INSTRUCTION NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES

Autores/as

  • Thaygra Severo Bernardes
  • Juliana Rodrigues dos Anjos
  • Cristian Eduardo da Rosa
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto

Resumen

O ensino de Química ainda vem sendo construído a partir de atividades que levam à memorização de informações, fórmulas e conhecimentos que limitam o aprendizado dos alunos e colaboram para a desmotivação em aprender e estudar Química. A fim de estimular a autonomia, a criticidade e a cooperação entre os estudantes, a integração de tecnologias educacionais ao ensino motiva o desenvolvimento de um ambiente escolar mais dinâmico e contextual. Pensando nisto, este trabalho objetivou investigar como ocorre a aprendizagem de uma turma do 2º ano do Ensino Médio ao se desenvolver aulas de Química com características de blended learning, utilizando de forma integrada as metodologias ativas Just-in-Time Teaching (JiTT) e Peer Instruction (PI). Analisando-se os dados obtidos, verificou-se que a estratégia didática elaborada contribuiu não apenas para o aprendizado do conteúdo de Soluções, como também para o introduzir o hábito do estudo prévio às aulas e a cooperação entre os colegas.

Publicado

2019-12-19