ESTRATÉGIAS PARA APOIAR OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM UM CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Autores/as

  • Sidnei Renato Silveira
  • Cristiano Bertolini
  • Guilherme Bernardino da Cunha
  • Nara Martini Bigolin
  • Rubia Steffens

Resumen

Este artigo apresenta um relato de experiências aliando metodologias ativas de aprendizagem, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) e tecnologias digitais assistivas, visando incluir pessoas com deficiência visual. O relato de experiências baseia-se nas disciplinas ofertadas no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria/Campus Frederico Westphalen – RS). Pela primeira vez, desde que o curso iniciou suas atividades (em 2011), existe uma aluna matriculada com deficiência visual. Sendo assim, os professores precisaram do apoio do Núcleo de Acessibilidade Digital, para adaptarem suas aulas e a forma de apresentação de conteúdos, visando atender à referida aluna, além de definirem outras estratégias que pudessem permitir o acesso ao conteúdo, de forma a incluir alunos com deficiência visual.

Publicado

2019-12-19