E-BOOK PARA DINAMIZAÇÃO DE UM CLUBE DE LEITURA: CONTRIBUIÇÕES DO PRODUTO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Resumen
O presente estudo delineia a produção e utilização de um livro em formato digital (e-book), como recurso educativo para a dinamização do Clube de Leitura formado por jovens da Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo da pesquisa é descrever o e-book como produto educacional para o registro de atividades do Clube de Leitura, com vistas à aprendizagem do ato de ler como prática social que contribui para a formação de jovens leitores críticos, criativos, autônomos e conscientes. Resultado das abordagens teórico-práticas realizadas no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG - Campus Anápolis), a tessitura da pesquisa compõe-se inicialmente, do enfoque teórico, fundamentado nos autores: Brasil (2016, 2017), Moreira (2007), Gruszynski (2010), Instituto Pró-Livro (2011, 2016) e Koch e Elias (2006), que destacam a relação leitura e e-book e a relevância deste, como recurso que, por meio do desenvolvimento de práticas de leitura, contribui para a formação humana e para a aquisição do pensamento crítico e reflexivo de jovens da Educação Profissional e Tecnológica. Quanto aos pressupostos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza social empírica do tipo pesquisa-ação. O cenário é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Açailândia) e os sujeitos são jovens participantes de Clube de Leitura da escola. Por meio do estudo realizado, constatou-se que o e-book pode ser um recurso pedagógico fundamental para a disseminação da leitura entre jovens da Educação Profissional e Tecnológica, sendo a leitura considerada um forte elemento para a formação cidadã. Destarte, a temática abordada contribui significativamente para estudos futuros devido à ascensão das novas tecnologias de informação e comunicação que têm se tornado cada vez mais tênue à educação, contribuindo para o ensino e aprendizagem de forma interativa, colaborativa e dinâmica.