GAMIFICAÇÃO EM MATEMÁTICA: CONTEÚDOS ABORDADOS COM A ESTRATÉGIA POR PROFESSORES PARANAENSES
Resumen
Na perspectiva de ensinar Matemática com abordagens mais alinhadas ao perfil de seus alunos, os professores acabam buscando novas estratégias. Nesse sentido, destaca-se atualmente a estratégia de ensino gamificação. Com intuito de aperfeiçoar a utilização desta estratégia e contribuir com a prática docente, este artigo tem o objetivo de evidenciar qual conteúdo matemático vem sendo mais abordado com a gamificação no estado do Paraná, bem como averiguar o desenvolvimento de sua aplicação. Como procedimentos metodológicos, buscamos por meio de uma pesquisa bibliográfica desvelar os conteúdos e como eles são aplicados com a gamificação nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Concomitantemente, realizamos uma pesquisa tipo survey, em que questionamos 171 professores da disciplina de Matemática, sobre quais conteúdos eles mais abordavam com a gamificação. Ao analisarmos qualitativamente os dados destas duas pesquisas, concluímos que o conteúdo matemático mais utilizado com a gamificação no estado do Paraná é o de Conjuntos Numéricos e Operações. Quanto a aplicação, evidenciamos que a utilização mais presente nas pesquisas é a de forma virtual. Outrossim, evidenciamos que as sugestões descritas por Mendes (2019) podem orientar os professores de Matemática quanto a utilização da gamificação em suas aulasDescargas
Publicado
2019-12-19
Número
Sección
Gamificação