MONITORIA ACADÊMICA: FOMENTO A DOCÊNCIA E A PRÁTICA DE EDUCAR PELA PESQUISA

Autores/as

  • Luiz Cláudio da Silva Crisóstomo Universidade Estadual do Ceará - FAFIDAM
  • Matheus Nunes da Rocha Universidade Estadual do Ceará - FAFIDAM
  • Francisco Rogênio da Silva Mendes Universidade Estadual do Ceará – FAFIDAM
  • Márcia Machado Marinho Universidade Estadual do Ceará – FECLI /
  • Gabrielle Silva Marinho Universidade Estadual do Ceará - FECLI

Resumen

A monitoria acadêmica, é um programa desenvolvido nas universidades que apresenta grande relevância na vida acadêmica do estudante universitário, visto que, permite ao aluno monitor experimentar desde cedo as práticas diárias de sua futura profissão, onde torna-se possível descobrirem ou não o verdadeiro amor pela docência. No programa, o bolsista participa de algumas atividades, como por exemplo, auxilio ao professor e aos colegas. Neste contexto, o presente trabalho teve objetivo apresentar em forma de relato os resultados positivos alcançados pelo monitor no ensino superior para a sua formação acadêmica, tendo como finalidade melhorar o processo de formação profissional e desenvolvimento do amor pela docência. A experiência adquirida como aluno monitor foi de grande importância pela construção e ganho intelectual. Logo, é fundamental o continuo desta prática no meio acadêmico, mas precisa ser melhorada, de maneira a contribuir para formação do licenciado quanto a seu preparo para o magistério.

Publicado

2019-12-19