UTILIZAÇÃO DO SCRATCH PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE QUE FREQUENTAM A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL
Resumen
Este trabalho tem o objetivo de apresentar as contribuições do uso da linguagem de programação Scratch para o processo de desenvolvimento das funções executivas de alunos com diagnóstico de Déficit de Atenção e Hiperatividade com comprometimento nas habilidades de planejamento, organização, resolução de problemas, atenção, estratégias, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, tomada de decisões e com baixo rendimento escolar que frequentam o Atendimento Educacional Especializado Sala de Recursos Multifuncional. O delineamento teórico-metodológico baseia-se nos estudos acerca do Construcionismo proposto por Seymour Pappert, Epistemologia Genética de Piaget e nos postulados de Luria sobre o modelo de funcionamento cerebral. A abordagem utilizada foi de natureza qualitativa, sendo um estudo de caso analítico, utilizando a combinação de técnicas de observação, registro, análise de documentos e instrumento para avaliar as funções executivas dos alunos envolvidos após o término da experiência. A partir dos resultados obtidos, pretende-se expandir a pesquisa, a fim de que se torne objeto de trabalho em minha prática pedagógica no Atendimento Educacional Especializado no ambiente educacional denominado Sala de Recursos Multifuncional, bem como objeto público de estudos, contribuindo para o avanço de pesquisas na área de tecnologia e educação, na perspectiva de que o Scratch possa configurar-se como um recurso pedagógico conhecido e utilizado por outros profissionais da educação especial e, consequentemente, também estes profissionais possam utilizá-lo paradesenvolver nos alunos habilidades de atenção, raciocínio, organização, capacidade de resolução de problemas, estratégias e tomada de decisão.