AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DO USO EM UM CURSO PRESENCIAL DE AGRONOMIA

Autores/as

  • Márcio Luis Vieira IFRS-Campus Sertão
  • Ana Sara Castaman IFRS-Campus Sertão
  • Daniela Hoffmann Pref. Mun. de Getúlio Vargas
  • Angélica Tommasini IFRS-Campus Sertão
  • Angela Helena Peretti IFRS-Campus Sertão

Resumen

Nos dias atuais a tecnologia está presente de uma forma muito intensa na rotina das pessoas, que vivem conectadas de alguma forma por meio do uso de diferentes equipamentos. Muitas instituições de ensino estão utilizando programas on-line e plataformas assistidas para explorar o processo de ensino-aprendizagem e tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, melhorando a comunicação entre professores e alunos. Assim, o presente artigo tem como finalidade identificar a percepção dos alunos do curso de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)-Campus Sertão sobre a utilização da plataforma Moodle no ensino presencial. A metodologia remete a um estudo de caso com abordagem qualitativa, a partir da técnica bibliográfica e de campo, sendo o instrumento de coleta de dados um questionário com 20 perguntas fechadas, respondidos por 139 estudantes matriculados em três unidades curriculares do curso que se utilizaram da plataforma. Os respondentes eram predominantemente do sexo masculino (70%), com computador (100%) e disponibilidade de acesso a internet em suas residências (97,5%). Na grande maioria não conheciam a plataforma Moodle antes do emprego na disciplina (80%). Em relação ao impacto da utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no ensino e em relação aos hábitos de trabalho/estudo, 85% avaliaram como positivo ou muito positivo, 70% no decurso das atividades de ensino/aprendizagem em que utilizou a plataforma e 75% nos resultados das atividades de ensino/aprendizagem em que utilizou a plataforma, mas somente 40% consideraram como positivo ou muito positivo no seu espírito crítico, 45% no seu envolvimento pessoal e 22,5% no envolvimento das pessoas com quem interagiu na plataforma. Os resultados indicaram que o Moodle constituiu-se como uma estratégia  pedagógica  que  melhorou  a  construção  do  conhecimento  em  sala  de  aula,  mas  apesar  dos apontamentos positivos em relação à ação, os estudantes também concordam que, apesar de suas vantagens, as atividades e aulas via Moodle não substituem as aulas presenciais.

Publicado

2019-12-19