MÍDIAS DIGITAIS E ENSINO: O USO DE FERRAMENTAS GOOGLE NA SIGNIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DO BOLSISTA PIBID

Autores/as

  • José Geovane Pinheiro e Silva Universidade Aberta do Brasil/Universidade Estadual do Ceará – UAB/UECE
  • Helton John Rodrigues dos Anjos Universidade Aberta do Brasil/Universidade Estadual do Ceará – UAB/UECE
  • Sandro Olímpio Silva Vasconcelos Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN
  • Normandia de Farias Mesquita Medeiros Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN
  • Emmanuel Silva Marinho Universidade Estadual do Ceará – UECE

Resumen

As mídias digitais são meios de comunicação e veiculação de informações e conhecimento, as vias podem ser de TV, rádio ou internet, dentre outras e podem ser subdivididas em mídias sociais e redes sociais. As aplicações de algumas mídias ainda é um desafio, diante da relutância de algumas escolas e de alguns professores, talvez devido à falta de conhecimento ou de recursos. Ferramentas como as da Google podem e são desenvolvidas para auxiliar e complementar a aprendizagem. O Google Classroom, por exemplo, tem a função de gerenciar uma sala de aula em seus componentes, alunos, atividades, notas etc. O Google Sites é responsável por proporcionar um ambiente para desenvolvimento de páginas WEB (Sites) usando metodologia de arrasta e solta. Esse trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uso de mídias digitais no ensino, proporcionada na realização de atividades na disciplina de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Computação da parceria UAB/UECE. O estágio se desenvolveu na E.E.M.T.I Assis Bezerra, em Quixeramobim e foi baseado no auxílio aos bolsistas do Programa PIBID do IFCE Quixadá. Foram realizadas entrevistas e analisados qualitativamente o uso de ferramentas/plataformas digitais no complemento do ensino, alinhavando como delineamento teórico-metodológico as teorias Construcionista e Conectivista de Seymour Papert e George Siemens, respectivamente, relacionando práxis e conexões de saberes. Acreditamos, portanto, que esse complemento, junto as mídias digitais, é válido e de fundamental importância, frente aos novos desafios educacionais contemporâneos e as exigências de metodologias mais ativas na construção da aprendizagem. Portanto, o uso de mídias, além de inovador, tem relevância significativa na quebra de padrões da Educação, proporcionando subsídios a uma metodologia mais próxima e de (re)significado para o aluno. É notório a importância de maiores pesquisas na utilização de mídias digitais/ Tecnologias, em especial as emergentes, na aplicabilidade do processo de ensino e aprendizagem.

Publicado

2019-12-19