PRODUÇÃO DE VÍDEO: METODOLOGIAS ATIVAS PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Gisele Santiago
  • Thais Scotti do Canto-Dorow

Resumen

A iniciação científica de alunos do ensino médio, junto a Instituições de Ensino Superior, apresenta-se como uma oportunidade para despertar vocações científicas e tecnológicas. Nesse percurso da iniciação científica faz-se relevante conduzir os educandos no processo de construção de autonomia, autoria, reflexividade, questionamento, tomada de decisões frente à sociedade científica e tecnológica. O objetivo desta pesquisa foi o de proporcionar um momento de produção e discussão sobre os desafios da ciência e tecnologia frente às questões ambientais no século XXI, por meio de metodologias ativas, com um grupo de alunos do ensino médio, bolsistas de iniciação científica do Espaço Ciência da Universidade Franciscana.  Os alunos realizaram a produção de um vídeo, no qual indicaram um assunto de interesse para pesquisa, que poderia colaborar para mediar alguns dos desafios da sociedade relacionados às questões ambientais. Posteriormente, ocorreu a apresentação e discussão dos vídeos, quando também foi solicitado, aos alunos, a realização de uma tarefa mediada pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodlecloud. Uma das questões dessa tarefa tratou de investigar se a produção do vídeo sobre o assunto “Os desafios da ciência e tecnologia no século XXI" trouxe contribuições significativas para a aprendizagem sobre o tema. Pode-se constatar que os alunos consideraram que a atividade contribuiu para o aprofundamento sobre o assunto, pois além de ser desafiadora, desenvolveu conhecimentos sobre a edição e a produção do vídeo. Concluiu-se que a proposta de atividade colaborou para um posicionamento ativo dos alunos, estimulou a autonomia e promoveu a reflexividade sobre questões ambientais.

Publicado

2019-12-19