A PRODUÇÃO DE VÍDEO MATEMÁTICO NO PROCESSO EDUCACIONAL
Resumen
Esta pesquisa visa refletir sobre a influência das tecnologias, bem como sobre o domínio que os jovens possuem ao manusear as ferramentas tecnológicas. Neste tipo de aprendizagem que usa a produção de vídeos como um recurso das metodologias ativas o professor passa a ser um mediador deste processo. O estudo será desenvolvido no ano de 2020 em uma escola municipal da cidade de Novo Hamburgo-RS, que proporciona aos educandos um leque de oportunidades tecnológicas de forma digital e virtual na área da Matemática, porém nunca trabalhou com a produção de vídeos. Será uma pesquisa de cunho qualitativo com atividades de intervenção mediada pelos autores, com uma turma do 7º ano do ensino fundamental. As oficinas ofertadas aos estudantes sobre produção de vídeos com conteúdos matemáticos possibilitará, entre outras coisas, elucidar o seguinte questionamento: será que a produção de vídeos matemáticos auxilia na aprendizagem do aluno? A coleta de dados será realizada através das observações e dos relatos obtidos nas reuniões, encontros, oficinas e entrevistas compondo os escritos deste estudo. Os teóricos utilizados são: D‟Ambrósio (1996, 2009, 2016), Pereira (2012, 2014, 2018), Moran (1995, 2004, 2015, 2018), Borba (2002) e Freire (1983, 1996) que dialogam com a matemática, as tecnologias, a produção audiovisual, as metodologias ativas e suas aprendizagens.Descargas
Publicado
2019-12-19
Número
Sección
Ensino Híbrido/Blended Learning