PROPOSIÇÃO DE PLANO DE AULA PARA ENSINO HÍBRIDO COM GAMIFICAÇÃO

Autores/as

  • Diane Ruteski
  • Vanuza dos Anjos
  • Eli Lopes da Silva

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo geral propor um modelo de plano de aula para a prática de ensino híbrido com gamificação. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica sobre ensino híbrido e gamificação e uma
pesquisa exploratória aplicada através de questionários com perguntas semiestruturadas. Os respondentes foram professores de uma escola profissionalizante no interior de Santa Catarina que tem 18 docentes dos quais 9
responderam à pesquisa. Buscou-se identificar estratégias pedagógicas utilizadas por eles que, implicitamente, poderiam ser caracterizadas como gamificação. A base teórica traz conceitos de ensino híbrido e da gamificação.
Enquanto o primeiro prevê uma escola conectada com a tecnologia, visto que o ensino tem uma parte que apresenta tecnologia e outra não – nesse caso principalmente on-line; o segundo propõe uso de atributos ou técnicas de jogo
em situações de não jogo. Como resultados são apresentadas as características de jogos que podem ser utilizadas em práticas pedagógicas; um modelo de plano de aula conforme proposto no objetivo; e um exemplo de aplicação
do modelo. Como conclusão o trabalho mostra que professores já praticam gamificação de forma implícita, mas é necessário planejamento, para o qual o modelo apresentado aqui serve de base.

Publicado

2019-12-19