CONHECENDO AS BORBOLETAS
Resumen
Este artigo relata sobre o trabalho desenvolvido ao longo do primeiro semestre deste ano com crianças de 4 e 5 anos no Colégio Marista Rosário. Ao iniciar o ano letivo as crianças são desafiadas a explorar os espaços, manipulando diferentes livros, brinquedos e materiais não-estruturados, diante destas interações, o papel do educador é estar atento as necessidades dos estudantes, bem como, ao que eles trazem sobre sua percepção, suas dúvidas, anseios e desejos. Desta forma, o Projeto Conhecendo as Borboletas surgiu do interesse do grupo pela transformação relacionada ao nascimento das borboletas, ao longo do tempo participaram de algumas vivências que envolveram as diferentes linguagens, como: artes, considerando a importância do olhar individual, da criança encantar-se pelas suas produções, ciências e tecnologia, buscando incentivar a importância da pesquisa e utilizando os diferentes recursos disponíveis e envolvendo o olhar científico buscando resolver hipóteses através de situações empíricas. Alinhados aos objetivos das Bases Curriculares Nacionais, algumas propostas mais significativas foram descritas e ilustradas ao longo deste artigo. Diante desta experiência vivida, foi possível perceber que este é um trabalho, que foi desenvolvido levando em consideração a criança ativa e protagonista no seu processo de aprendizagem. A importância deste tema para o 24º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade: Metodologias ativas é a essência de usar uma proposta baseada em Reggio no qual os estudantes são protagonistas. Trabalhamos de uma forma interdisciplinar para complementar o projeto realizando atividades com a turma que englobaram o assunto, mas através de diversas linguagens e recursos. Sendo assim, concluímos que para um projeto agregar valores ser mais significativo para os estudantes devemos proporcionar aulas que usem espaços e recursos variados que venham a ser um instrumento que leve conhecimento ao estudante. Priorizamos a escuta dos estudantes e através dela planejamos todas as atividades que foram propostas.Descargas
Publicado
2019-12-19
Número
Sección
Ensino Híbrido/Blended Learning