BERÇÁRIO DE PLANTAS

Autores/as

  • Andrele Vieira Cerentine
  • Adryana Kluczukouski Bittencourt
  • Bruna Dutra de Castro

Resumen

O presente artigo relata a vivência de pesquisa experimental sobre um berçário de plantas, previamente escolhidas, por uma turma de Educação Infantil que frequentam o Turno Integral, do Colégio Marista Rosário, os estudantes têm de cinco a seis anos. A partir do interesse deles foi definido um contexto, plantas que gostam de ficar em ambientes fechados. Planejaram, pensaram em buscar apoio nas áreas de tecnologia e ciências e delimitaram o campo de pesquisa escolhendo apenas sete tipos de plantas. Executaram as ações planejadas e por fim analisaram os resultados. O objetivo era conseguir acompanhar o processo de crescimento, multiplicar algumas mudas, saber as especificidades de cada planta escolhida e os cuidados que cada uma necessitava. Tudo isso com o suporte da Monitora do Laboratório de Ciências da Educação Infantil, da Monitora de Tecnologias Educacionais e da Monitora do Turno Integral que acompanhava a turma o tempo todo. O tema abordado ressalta a importância de os estudantes estarem em contato com a natureza sem deixar de lado o uso de tecnologias para enriquecer os conhecimentos e tornar a pesquisa mais instigante. Constatamos que unir os conhecimentos de áreas diferentes, mas que contém pontos convergentes auxilia os estudantes a entenderem de um assunto de interesse deles através de múltiplas linguagens que surgem através das relações sociais entre os próprios estudantes e as educadoras. Nem todos os experimentos deram certo, mas os nossos objetivos foram alcançados, conseguimos ter uma observação atenta, refletir e criar estratégias para que as nossas plantas pudessem crescer.

Publicado

2019-12-19