ENLACES ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CULTURA DIGITAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Daniel da Silva Silveira
  • Débora Pereira Laurino
  • Daniele Amaral Fonseca
  • Gerson Freitas Luz

Resumen

O operar recorrente de tecnologias digitais, em confluência com a globalização econômica, política e social, gera outras formas de comunicação, novas construções culturais e diversidade de práticas sociais o que inclui as práticas pedagógicas no campo educacional. O objetivo deste trabalho é compreender o operar das tecnologias digitais no ensino de Matemática na Educação Básica. Como processo metodológico adotou-se o levantamento bibliográfico em periódicos nacionais da área de Ensino, dos estratos A1, A2 e B1, dos quais surgiram 66 artigos que pautam as práticas pedagógicas em matemática com o uso das tecnologias digitais e a partir da sua leitura e utilizando a Análise de Conteúdo, foi gerado duas categorias as quais foram intituladas de “Formação de professores de matemática com as tecnologias digitais” e “Os processos de ensinar e de aprender matemática no operar das tecnologias digitais”. Para este trabalho foi analisado a segunda categoria a qual se percebeu que por meio da interação com a tecnologia digital, o aprendizado da matemática ocorre por descobertas e por reorganização destas, o que contribui para o estabelecimento e apropriação de significados. Destarte, conclui-se com este trabalho que a apropriação das tecnologias digitais produz transformações e acoplamentos, o que implica na combinação de vários modos de comunicação e de interação, em diferentes níveis de complexidade, de interatividade, de práticas, de atitudes, de modos de pensamento, que levam a compreender os conceitos matemáticos pelo digital e que pelo seu uso recorrente é gerada uma cultura digital.

Publicado

2018-11-12