CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Roberta Dall Agnese da Costa ULBRA
  • Caroline Medeiros Martins de Almeida ULBRA
  • Júlio Mateus de Melo Nascimento ULBRA
  • Paulo Tadeu Campos Lopes ULBRA

Resumo

O ensino superior está passando por profundas modificações, tanto em termos de acesso quanto de metodologias de ensino e aprendizagem. Assim, este trabalho investigou uma experiência didática a partir da utilização do Facebook como ambiente virtual de aprendizagem de suporte as aulas de anatomia humana em uma Universidade privada. Trata-se de um estudo de caso que ocorreu em cinco etapas e utilizou-se de diferentes instrumentos de coleta de dados. Para a análise dos dados, por se tratarem fundamentalmente de percepções dos sujeitos, utilizou-se a análise de Bardin. Os resultados indicaram importantes contribuições para o ensino e aprendizagem. Dentre elas, pode-se citar a comunicação síncrona e assíncrona, a disponibilização de material didático para estudo e as atividades da disciplina.

Downloads

Publicado

2016-11-22