Justificativas docentes para a prática interdisciplinar
exemplos e concepções
Resumen
Este estudo analisa como professores dos anos finais do Ensino Fundamental justificam e exemplificam a abordagem interdisciplinar. Buscou-se fundamentar na abordagem interdisciplinar para analisar as justificativas docentes. A pesquisa é qualitativa, tem como método a Análise Textual Discursiva para as respostas de docentes de um município do sul da Bahia, identificando três categorias: (i) contextualização do ensino, (ii) relação entre disciplinas e (iii) discussão genérica. Essas categorias convergiram para uma categoria final chamada: interdisciplinaridade como ponte de sentidos. A análise mostrou que os professores compreendem a interdisciplinaridade como estratégia de contextualização e integração disciplinar. Contudo, aspectos essenciais como colaboração entre pares, protagonismo estudantil e relevância social não foram identificados. O estudo conclui destacando a necessidade de processos formativos que ampliem a compreensão dos componentes da interdisciplinaridade, condições institucionais que favoreçam o trabalho colaborativo e estratégias para superar a fragmentação disciplinar. A pesquisa contribui para o campo da Educação Matemática ao compreender as justificativas dos docentes sobre o uso da interdisciplinaridade, apontando caminhos para sua prática pedagógica.
Palavras-chave: Educação matemática; Interdisciplinaridade; Prática docente; Formação de professores; Análise textual discursiva.
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