Educação inclusiva no Brasil

arranjos institucionais e capacidades

Authors

  • Erika Neder Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Abstract

Este estudo investiga a implementação da educação inclusiva no contexto brasileiro, adotando a abordagem teórica das capacidades proposta por Martha Nussbaum (2020). Inicialmente, será explorado o conceito de educação inclusiva, acompanhado por uma análise histórica de sua evolução no Brasil e uma avaliação dos obstáculos que impactam sua efetiva concretização. A seguir, será apresentado o arcabouço central da teoria das capacidades de Nussbaum, permitindo uma análise crítica de sua aplicabilidade para fortalecer a educação inclusiva no país. Adicionalmente, serão examinados os arranjos institucionais necessários para a viabilização da educação inclusiva, compreendendo políticas públicas e práticas educacionais que fomentam a realização plena das capacidades individuais de todos os alunos, independentemente de suas particularidades e necessidades. Essa abordagem não somente ilumina a importância de promover uma educação inclusiva, mas também oferece insights concretos sobre como direcionar esforços para a construção de um sistema educacional mais equitativo e abrangente.

Author Biography

Erika Neder, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Direito pela UFJF.

References

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Published

2023-12-15

Issue

Section

Dossiê - Inclusão: práticas e perspectivas em diferentes contextos