Educação de surdos no Brasil

amparos legais, embates políticos e os desafios da escola inclusiva

Authors

Abstract

Este artigo tem como temática central o ensino de surdos no Brasil. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica que busca compreender os amparos legais que respaldam o ensino para surdos no Brasil; os embates políticos que ocorrem nos bastidores para implementar políticas públicas educacionais na perspectiva inclusiva; e a realidade vivenciada pelos surdos nas escolas inclusivas. Os resultados indicam que as escolas bilíngues são o que os surdos almejam como modelo educacional em prol do desenvolvimento cognitivo, social e educacional das pessoas surdas. 

Author Biographies

Kamilla Fonseca Lemes, Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás (IFG). Mestre em Educação pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Docente de Libras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG/Câmpus Jataí)

Thábio de Almeida Silva, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Mestre em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás (IFG/Câmpus Jataí).  Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão do CNPq (GEPEDI). Professor de Libras na Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Sandra Regina Longhin, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO)

Doutora em Química Analítica e Inorgânica pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFGO/campus Goiânia). Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO).

Rita Rodrigues de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutora em Estudos Linguísticos pelo Universidade Estadual Paulista (UEP). Professora no Instituto Federal de Educação de Goiás (IFG/Câmpus de Jataí). Membro do Núcleo de Pesquisa Informática na Educação (NINE) do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Jataí.

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Published

2023-12-15

Issue

Section

Dossiê - Inclusão: práticas e perspectivas em diferentes contextos