Educação superior, inclusão e tecnologias assistivas

Authors

Abstract

O artigo objetivou apresentar reflexões sobre a inclusão de estudantes do público-alvo da Educação Especial na Educação Superior com foco na Tecnologia Assistiva (TA) a partir de pesquisas acadêmicas disponibilizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Estudo qualitativo de cunho exploratório, utilizou a pesquisa bibliográfica, por meio da literatura da área e análise de seis pesquisas sobre a temática disponibilizadas na BDTD. As dissertações mostram a necessidade de as instituições de Educação Superior criarem departamentos a fim de garantir os direitos, criando, assim, mecanismos institucionais de inclusão, tais como disponibilização de produtos, recursos e serviços para o acesso, atendimento e permanência do estudante com Necessidades Educacionais Específicas. Também apontaram a existência de dificuldades tais como o desconhecimento da TA e seu alcance, discussões sobre acessibilidade, usabilidade e custos, que são desafios para a utilização da TA na Educação Superior. Infere-se que a efetivação da Educação Superior, verdadeiramente inclusiva, depende, em grande medida, que o uso da TA alcance toda a sua magnitude, o que concretizará a busca por uma sociedade inclusiva em que a educação é um direito humano básico.

Author Biographies

Ellen Michelle Barbosa de Moura, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (UnB).

Karla Vanessa Gomes dos Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (UnB)

Joeanne Neves Fraz, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (UnB). Bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (Programa FAPDF Learning). 

Weberson Campos Ferreira, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Membro do Grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (UnB).

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-Doutor em Educação pelo ProPEd (UERJ). Doutor em Educação Matemática pela PUCSP, com Estágio Doutoral pela Universidade do Minho (UMINHO/PT). Professor na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Líder do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (UnB).

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Published

2023-12-15

Issue

Section

Dossiê - Inclusão: práticas e perspectivas em diferentes contextos