Educação superior, inclusão e tecnologias assistivas
Abstract
O artigo objetivou apresentar reflexões sobre a inclusão de estudantes do público-alvo da Educação Especial na Educação Superior com foco na Tecnologia Assistiva (TA) a partir de pesquisas acadêmicas disponibilizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Estudo qualitativo de cunho exploratório, utilizou a pesquisa bibliográfica, por meio da literatura da área e análise de seis pesquisas sobre a temática disponibilizadas na BDTD. As dissertações mostram a necessidade de as instituições de Educação Superior criarem departamentos a fim de garantir os direitos, criando, assim, mecanismos institucionais de inclusão, tais como disponibilização de produtos, recursos e serviços para o acesso, atendimento e permanência do estudante com Necessidades Educacionais Específicas. Também apontaram a existência de dificuldades tais como o desconhecimento da TA e seu alcance, discussões sobre acessibilidade, usabilidade e custos, que são desafios para a utilização da TA na Educação Superior. Infere-se que a efetivação da Educação Superior, verdadeiramente inclusiva, depende, em grande medida, que o uso da TA alcance toda a sua magnitude, o que concretizará a busca por uma sociedade inclusiva em que a educação é um direito humano básico.
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