O poder judiciário e os ambientes escolares frente à inclusão dos estudantes PCD
Abstract
O preconceito contra as pessoas com deficiência é percebido de diversas formas, uma delas é a falácia de que pessoas com deficiência são inferiores àquelas sem deficiência, sendo tratadas como anormais, incapazes e impedidas em comparação com uma pessoa dita como perfeita. Não somente esse preconceito vem diretamente de pessoa para pessoa, mas sim também pelos espaços públicos a até mesmo por instituições educacionais, assim os direitos de inclusão, dignidade e respeito são os motivos que justificam a escolha da temática do presente artigo. O objetivo deste estudo é possibilitar a verificação da ocorrência do preconceito com pessoas deficientes em espaços escolares, da mesma forma apresentar a defasagem destas instituições de ensino, apontado pelos diversos autores elencados no texto, neste sentido e colaborando com o tema junta-se alguns julgados jurisprudenciais a fim de possibilitar a percepção sobre o preconceito, a falta de garantias e concretização dos direitos das pessoas com deficiência na visão da justiça gaúcha e através dos 5 (cinco) princípios da Lei Brasileira de Inclusão, na busca de apresentar uma reflexão sobre o olhar público sobre os deficientes e apresentar reflexões sobre o assunto.
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