Dispositivos legais para a educação especial e inclusiva

contribuições para o trato pedagógico do professor

Authors

Abstract

A comunicação e a formação dos professores para a educação especial e inclusiva são os objetos de estudo deste trabalho, subsidiado pelos aspectos epistêmicos, históricos, políticos e sociais. Este estudo de caso objetiva compreender de que forma os dispositivos legais, documentos que regem as normalizações para a educação especial, contribuem para o trato pedagógico do professor. Trazendo a compreensão da comunicação e a formação dos docentes, mais especificamente discorre sobre a formação dos professores, que são profissionais fundamentais na qualidade da ação educativa e comunicacional. Teóricos como Braga (2019) e Marcondes Filho (2019) trazem à luz o debate sobre comunicação como sistema de códigos, linguagem e línguas para aquisição, interação e socialização de conhecimentos e saberes. Entrevistas foram realizadas com a equipe gestora e professores de uma escola da rede pública de ensino do município de Benevides (Pará). Verificamos que os professores possuem anseios de uma formação continuada para melhor atender aos educandos e concluímos que tais profissionais estão sendo atendidos em suas demandas pela Secretaria de Educação, ainda que haja muito a avançar. Os educadores desempenham papel fundamental na conquista da educação especial e inclusiva, enquanto sujeitos centrais na história da educação.

Author Biographies

Ana Clara Solon Rufino, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (PPGCLC/UNAMA).

 

Rosângela Araújo Darwich, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (PPGTPC/UFPA). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (CENSUPEG), com estágio pós-doutoral (PosDoc) na Universidade Protestante de Ciências Aplicadas de Freiburg (EH/Alemanha). Psicóloga, psicoterapeuta e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC/UNAMA) e da graduação em Psicologia da Universidade da Amazônia (UNAMA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq "Poesia no Dia a Dia: Grupos Vivenciais e Resiliência".

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Published

2023-12-15

Issue

Section

Dossiê - Inclusão: práticas e perspectivas em diferentes contextos