A sociologia racional-utilitarista nas políticas públicas de avaliação em larga escala no Brasil

Autores

  • Fabiano Cabral de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

Este trabalho é uma investigação sobre 39 produções científicas com o tema voltado sobre políticas de avaliações em larga escala. Questionamos as tendências destas políticas. Foram organizadas em 3 conjuntos de produções: (i) Avaliação em larga escala em debate; (ii) Compreensão e Uso de Indicadores Educacionais; (iii) Responsabilização em Estados e Municípios. Há uma tendência em autores questionarem existências de avaliações de responsabilidade forte que apresentam efeitos perversos. As politicas de avaliações no Brasil podem ser observadas por um ciclo baseado na sociologia racional-utilitarista, onde as politicas são pensadas e repensadas em torno das evidencias científicas.

Biografia do Autor

Fabiano Cabral de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), sendo bolsista do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da CAPES da UFRJ, na linha de pesquisa de Politicas Públicas na Educação.

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)