Desafios e Oportunidades para a mediação pedagógica em tempos de Covid-19: um olhar com base nas competências digitais

Autores

  • Leila Maria Araújo Santos CTISM/UFSM
  • Marcelo Freitas da Silva CTISM/UFSM
  • Nathalie Assunção Minuzi Professora da UTEC/Uy
  • Tiago Saidelles UFSM

Resumo

O ensino mediado por tecnologias requer dos professores o desenvolvimento das competências digitais que lhe propiciem a fluência no uso dos recursos das tecnologias no âmbito educacional. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir quais as oportunidades e desafios do ensino remoto, sob a ótica das Competências Digitais. O trabalho consiste de um estudo exploratório e descritivo do tipo Estudo de Campo, tendo como sujeitos da pesquisa 34 estudantes de um curso de licenciatura na área das Ciências Exatas. Com base nos dados retornantes da pesquisa pode-se afirmar que os principais desafios apontados são a acessibilidade a equipamentos e internet, o que independe das competências digitais, mas de políticas públicas. Por outro lado, os estudantes vêm como oportunidade o espaço para discussão de novas tecnologias e desenvolvimento das competências digitais para o uso das mesmas no contexto educacional.

Biografia do Autor

Leila Maria Araújo Santos, CTISM/UFSM

Professora Associada do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

Marcelo Freitas da Silva, CTISM/UFSM

Professor Titular do CTISM/UFSM.

Nathalie Assunção Minuzi, Professora da UTEC/Uy

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica e Professora da Universidad Tecnologica del Uruguay.

Tiago Saidelles, UFSM

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica

Referências

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Dossiê - Práticas educacionais e inovação em tempos de isolamento social (artigos completos e relatos)