PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FERRAMENTAS PARA O REENCANTAMENTO DA EDUCAÇÃO

Authors

  • Magaly Kelly Oliveira Leonel UERN
  • Kátia Cilene da Silva UFERSA
  • Mylani Nathalini Dantas Costa UERN

Abstract

O trabalho tem por objetivo descrever uma pesquisa bibliográfica a qual relata a relação que se estabelece entre os professores e os saberes que suas práticas educativas estimulam na configuração da identidade docente. Nesta perspectiva, compreende-se que as referidas técnicas educacionais são um conjunto de ferramentas necessárias
para avaliar e diagnosticar o desempenho do educando. Partindo da hipótese de que as mesmas, movimentam um leque de saberes vindos da formação inicial, continuada, currículos ou até mesmo, construídos a partir da sua própria prática. Percebe-se que o professor na sua trajetória profissional, passa por múltiplas transformações em diversas situações que ocorrem ao longo dos anos, além de ocorrerem as transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que tanto podem ser na escola como na realidade a qual estão inseridas. Contudo, o homem como ser histórico marca a época em que vive através da sua subjetividade e historicidade, desta forma, para analisar a dinâmica das práticas educativas na sala de aula, vamos entender o que é a prática educativa com o suporte teórico de Freire (1970) que nos diz que a prática educativa é um método pedagógico que procura dá ao homem, a oportunidade de redescobrir-se através da retomada reflexiva do próprio processo em que ele vai se descobrindo. Assmann (1998) nos f a l a que as ecologias cognitivas promovem um pensamento fundante, uma pedagogia cognitivamente ecológica que propicia as vivências do aprender, um ambiente e clima que são propícios às experiências. Portanto, pretende-se discutir a compreensão dos docentes acerca das práticas educativas, bem como analisar a dinâmica destes, a partir da observação de suas práticas na sala de aula e investigar quais são as principais atribuições dessas técnicas educacionais nos anos iniciais, visando promovê- las como ferramentas reflexivas para o reencantamento da educação, a partir da realização de oficinas com
os docentes envolvidos no projeto .

Published

2019-12-01