RECURSOS TECNOLÓGICOS: AVALIANDO O ACESSO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Atualmente os avanços tecnológicos estão fazendo-se muito presente na vida das pessoas. Com a onipresença das tecnologias no cotidiano do estudante, uma das formas de despertar o seu interesse para o aprendizado é inseri-las no contexto educacional, como elemento de mediação da aprendizagem. Porém no princípio precisamos primeiro saber a quais recursos tecnológicos os estudantes possuem acesso. Neste sentido, o presente trabalho buscou avaliar o acesso de estudantes de ensino fundamental de uma escola pública do município de Formigueiro/RS, aos diferentes recursos tecnológicos hoje presentes no dia a dia, como internet, telefones celulares e aplicativos de celulares. Foram sujeitos desta pesquisa, 93 estudantes de 4 diferentes turmas do Ensino Fundamental Anos Finais, sendo 20 estudantes do 6º ano, 24 estudantes do 7º ano, 35 estudantes do 8º ano e 14 estudantes do 9º ano. A pesquisa foi descritiva, visto que buscou descrever as características dos estudantes. O levantamento das características do grupo estudado foi realizado por aplicação de um questionário auto administrado, ou seja, que foi preenchido pelo próprio estudante, este questionário continha sete questões abertas. Os dados qualitativos foram analisados, tendo por base a Técnica de Análises de Conteúdo, de Bardin (2006), este que perfaz três etapas: 1) pré-análise, 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Constatou-se que grande partes dos estudantes das diferentes turmas desta escola pública, possuem acesso à internet, telefones celulares e aplicativos de celulares, o que nos confirma que os recursos tecnológicos estão cada vez mais abrangendo uma gama maior de pessoas.Downloads
Published
2019-12-19
Issue
Section
Recursos Tecnológicos para Análise de Aprendizagem