EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO O FACEBOOK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Abstract
O presente estudo apresenta considerações sobre a experiência pedagógica híbrida realizada no Ensino Médio, o projeto Casa Comum: Qual a tua responsabilidade?, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Carlos Mesko, localizada na zona rural do município de Canguçu/RS. Expõe como problemática o rompimento com a mera transmissão de conteúdos relacionados à Educação Ambiental e tem por objetivo discorrer sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos tendo a rede social Facebook como ferramenta potencializadora de interações no desenvolvimento de ações do projeto. A pesquisa foi realizada através de estudo qualitativo com levantamento de dados sobre Educação Ambiental, Aprendizagem Baseada em Projetos e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A produção de dados foi realizada através da observação participante a partir da análise de artigos acadêmicos e de materiais diversos (textos, imagens, vídeos) postados e comentados na rede social. O projeto permitiu a participação colaborativa de alunos e professores ampliando o tempo de convivência na construção do conhecimento. Além disso, proporcionou reflexões sobre a importância da Educação Ambiental no cotidiano, propôs o uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica e apresentou a visão dos alunos sobre o ensino e a aprendizagem desenvolvidos por meio dessa metodologia.Downloads
Published
2019-12-19
Issue
Section
Redes sociais