INFOGRÁFICOS COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

Authors

  • Janaína de Arruda Carilo Schmitt
  • Tiago Saidelles
  • Cláudia Smaniotto Barin
  • Ricardo Machado Ellensohn
  • Leila Maria Araújo Santos

Abstract

O trabalho visa discutir as potencialidades de atividades de estudo autorais como ferramenta para construção de saberes. Apoiados na pesquisa-ação, planejou-se, implementou e avaliou-se a atividade de estudo Infográficos para a construção do conhecimento sobre o Princípio de Le Chatelier. Participaram da pesquisa, 55 estudantes de Agronomia, regularmente matriculados na disciplina de Química. Foram instrumentos de coleta de dados a atividade de estudo proposta e um survey investigativo. Os infográficos produzidos foram compartilhados num grupo fechado na rede social Facebook. Os resultados obtidos, permitem estimar a potencialidade do uso de ferramentas de autoria na produção de saberes, juntamente com o compartilhamento dos produtos, visto que reforçam a abordagem do assunto a cada nova postagem. No entanto, tornar os estudantes sujeitos ativos do processo ainda é um desafio, nesse sentido, aliar os recursos das tecnologias pode ser uma forma de inovar e flexibilizar o aprendizado, estimulando as capacidades cognitivas dos estudantes.

Published

2019-12-19

How to Cite

Schmitt, J. de A. C., Saidelles, T., Barin, C. S., Ellensohn, R. M., & Santos, L. M. A. (2019). INFOGRÁFICOS COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 8(1). Retrieved from https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1544