SALA DE AULA INVERTIDA: DESENVOLVENDO VÍDEO-AULAS PARA A PRÉ-AULA

Authors

  • Sidnei Renato Silveira
  • Adriana Soares Pereira
  • Joel da Silva
  • Nara Martini Bigolin
  • Ricardo Tombesi Macedo

Abstract

Este artigo apresenta a metodologia ativa de aprendizagem, denominada de Sala de Aula Invertida. Nesta metodologia, os alunos devem assistir vídeo-aulas, preparadas ou selecionadas pelo professor, antes da aula presencial. Quando assistem às vídeo-aulas, os alunos devem ser instigados a fazerem anotações e perguntas, que serão utilizadas nos momentos presenciais, estimulando a aprendizagem ativa, com os alunos atuando como sujeitos na construção do conhecimento. Para a elaboração das vídeo-aulas os professores podem utilizar diferentes ferramentas, tais como a gravação de vídeos usando seus próprios smartphones ou computadores, o Microsoft PowerPoint e a ferramenta edpuzzle. Para compartilhar as vídeo-aulas com seus alunos podem ser utilizados AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), a plataforma Youtube ou a ferramenta edpuzzle, entre outras opções. Durante as aulas presenciais, o professor deve realizar diferentes atividades práticas, baseadas na vídeo-aula (pré-aula) desenvolvida.

Published

2019-12-19