ENSINO HÍBRIDO E PROJETO CURRICULAR ARTICULADOR - PCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Roberta Andréa dos Santos Colombo
  • Andréa Macedo de Avila Baez Garcia
  • Mônica Cristina da Silva Andrade

Abstract

O ensino híbrido permite que o professor não fique refém da sala de aula convencional, levando seu aluno a uma posição de reflexão a partir da mediação do conhecimento, encorajando-o a uma aprendizagem que visa trabalhar com criatividade e inovação. A partir desta proposta, a disciplina de PCA (Projeto Curricular Articulador) de Escrita Criativa possibilitou que os discentes aplicassem, em uma visita técnica à instituição escolhida para o trabalho de campo, suas contribuições para a solução de um problema, tornando os alunos como protagonistas da sua própria aprendizagem. A partir de seus conhecimentos e das suas aprendizagens individuais e coletivas, trabalharam em grupo para a efetivação do projeto mediado pelo professor, que uniu momento presencial por meio de ferramenta síncrona e momento a distância para este processo. Utilizando referenciais teóricos de educação a distância, com destaque, dentre outros especialistas, para o professor José Moran, o presente trabalho tenciona uma abordagem de ensino híbrido a partir da disciplina de PCA de escrita criativa, aplicando teoria e prática dentro e fora da sala de aula, com alunos do ensino superior do 3° período do curso de Pedagogia do Ensino à Distância.

Published

2019-12-19