CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA DOCÊNCIA EM QUÍMICA

Authors

  • Rafaela Engers Günzel
  • Aline Machado Dorneles

Abstract

Nesse trabalho busca-se compreender por meio de uma pergunta fenomenológica, o que se mostra sobre o conhecimento científico, a tecnologia e a sociedade na docência em Química? São apresentadas as compreensões dos alunos do primeiro semestre do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande sobre os temas em estudo. A pesquisa desenvolve-se na disciplina de Educação Química I, ministrada pela professora titular e pela professora estagiária, que planejaram coletivamente ações relacionadas à ementa - de trabalhar questões relacionadas à tecnologia, química e sociedade. Uma das ações propostas aos alunos foi vivenciar a pesquisa na formação de professores. Para isso, os alunos foram divididos em grupos para o sorteio de uma área especifica da Química (Analítica, Orgânica, Inorgânica e Físico-Química), com a finalidade de cada grupo realizar uma entrevista com um professor. Realizou-se uma explicação das normas de escrita acadêmica, bem como, da elaboração de uma pesquisa, pois os grupos sistematizaram a escrita inicial de um resumo expandido. Os alunos marcaram as entrevistas com os respectivos professores, levando um termo de consentimento livre e esclarecido, com o intuito de gravarem a conversa e utiliza-la. As questões da entrevista foram elaboradas em diálogo coletivo na sala de aula pelos próprios alunos com a mediação das professoras. Os resumos expandidos produzidos pelos alunos compõem o corpus de análise deste trabalho, que com auxílio da metodologia de Análise Textual e Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016), realizou as etapas de leitura, unitarização, categorização e construção de metatextos para comunicação. Os metatextos são construídos para cada uma das categorias, sendo elas três, relacionadas a questões de meio ambiente, saúde e alfabetização cientifica. A escrita acadêmica dos resumos expandidos mobilizou os alunos a expressarem suas opiniões, interpretações acerca do assunto em estudo e se iniciarem no movimento de pesquisa e escrita.

Published

2019-12-19