CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DO GOOGLE SALA DE AULA NA MEDIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Authors

  • Pauline Vielmo Miranda

Abstract

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) nos conduzem à novas formas de interação com o mundo. Nesse ínterim, a EPT é uma modalidade educacional que tem obtido atenção das políticas públicas educacionais e que sofreu um considerável processo de expansão nas últimas décadas. Para a inclusão de tecnologias neste contexto, os AVAS possibilitam que o educador, integre diferentes maneiras e momentos de aprendizagem, possibilitando que o educando aprenda em etapas. Ao aluno é possibilitado, que assuma o papel de protagonismo, em parte responsável pelo seu percurso educacional e o professor, um mediador nesse processo. Dentro desta temática, podemos destacar o Google Sala de Aula, plataforma de AVA da empresa Google, que permite a criação de turmas para compartilhamento virtual de informações e documentos. Para compreender as possibilidades deste AVA, apresentamos como objetivo verificar as potencialidades da utilização do AVA Google Sala de Aula, mediando o ensino-aprendizagem dialógico e emancipador nos cursos técnicos através de uma revisão bibliográfica. Mostra-se através das pesquisas, que as ferramentas disponíveis no Google Sala de Aula demonstram a viabilidade de ações de interação mediada pelo computador em seus diferentes enfoques e possibilidades, sendo formas do aluno expressar suas ideias e compartilhá-las com os demais (professores, tutores e colegas). Dessa forma, as tecnologias possibilitam à Educação, entre outras tantas perspectivas, a flexibilidade, a personalização do ensino, gestão do tempo e diagnóstico de dificuldades dos educandos.

Published

2019-12-19

Issue

Section

Ambientes virtuais, aplicativos e plataformas de EaD