AS POTENCIALIDADES DO SOFTWARE SWEET HOME 3D PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Abstract
As fontes de produção de informações cada vez se multiplicam mais e é nesse sentido que a educação poderia caminhar. Com esse entendimento, elaborou-se uma oficina para acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, que teve como intenção vivenciar e discutir uma possibilidade de ressignificação da prática docente combinada com o uso da Tecnologia Digital para ensinar Geometria. Nessa prática foram propostas atividades que problematizaram conceitos de Geometria no contexto de plantas baixa atrelada a utilização do software Sweet Home 3D. Os registros foram produzidos a partir de reflexões registradas pelos licenciandos acerca das atividades propostas na oficina e analisados através da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2007), no operar do método emergiram três categorias: Planejamento com Tecnologias Digitais; Tecnologias Digitais e os desafios da infraestrutura e da apropriação tecnológica; e Potencialidades das Tecnologias Digitais para o ensinar e o aprender. Salienta-se que nesse estudo foi analisada a categoria Potencialidades das Tecnologias Digitais para o ensinar e o aprender na qual se evidenciou que as Tecnologias Digitais podem potencializar a aprendizagem desde que os professores tenham apropriação em metodologias de ensino que legitimem o uso das ferramentas tecnológicas de forma significativa para o ensinar e o aprender. A partir desse estudo ficou evidente a necessidade da oferta de cursos de formação inicial e continuada visando experienciar e discutir as potencialidades pedagógicas das Tecnologias Digitais.