AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO A DISTÂNCIA

Authors

  • Gleidson Soares Batista
  • Maiara da Costa Nepomuceno
  • Wanderson Rocha Oliveira
  • Márcio Fraiberg Machado

Abstract

O objetivo desse trabalho é conhecer o modelo de avaliação do ensino a distância, partindo do conhecimento sobre avaliação e um pouco das faculdades EAD. A avaliação no ensino a distância pertinente à educação desde os primeiros ensaios teóricos que contribuíram para a educação. Sedo que o contexto atual exige uma releitura dos métodos avaliativos. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica quantitativa feita em livros e artigos publicados na área. A avaliação da aprendizagem é importante e decisiva para a tomada de decisão, o conceito de avaliar pode aprender nos livros, mas aprendemos sobre ela na pratica, estando em sala de aula, sendo uma avaliação articulada ao projeto pedagógico, pois traz decisões a ser tomada sobre o educando e trazendo qualidade os resultados quando ligada ao projeto pedagógico e com isso sabemos que não existe um único modelo avaliativo a ser seguido. Foi evidenciado que a avaliação da aprendizagem quando usada de forma correta trás benefícios tanto para o educando como para p professor. Sendo as nossas universidades um modelo a não ser seguido pelas escolas de educação básica pela sua forma antiga de avaliar. Nas faculdades EAD temos uma dificuldade no processo avaliativo por conta da distância que existe entre o professor e o aluno, mas que essa distância se torna uma vantagem para o acesso ao conteúdo. A avaliação é uma parte importante no processo de ensino, mas não deve ser usada apenas como aprovação ou reprovação usando as notas para isso. No ensino a distância é preciso uma organização no método de ensino, sendo necessário uma mudança na avaliação.

Published

2019-12-19