FERRAMENTAS DIGITAIS, FORTE ALIADA DAS METODOLOGIAS ATIVAS
Abstract
Este trabalho apresenta uma das demonstrações que podem ser realizadas em sala de aula para estudantes de física do Ensino Médio, utilizando a ferramenta GeoGebra. Essa ferramenta tecnológica foi utilizada, durante o componente curricular Introdução à informática, do curso de Licenciatura em Matemática, das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), no 1º semestre de 2018. A demonstração, surgiu a partir de uma indagação feita pela professora titular, a qual queria saber como nós nos posicionávamos em relação ao papel das tecnologias dentro das salas de aulas. Então optou-se pelo desenvolvimento de uma aplicação prática para o GeoGebra (demonstrando que a tecnologia é aliada do professor, e não uma vilã dentro da sala de aula), a ser introduzida em um conteúdo específico. Como, no mesmo período, além desta disciplina, parte dos autores também estavam cursado o componente curricular Física II, o tema escolhido foi visando integrar as duas disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade. Como consequência disso, a rotina proposta para a atividade, foi a exposição de alguns conceitos envolvidos em ondulatória, já que esta parte da Física, trata de um tema bastante complexo, visto que não conseguimos ver a maioria das ondas a olho nu. A pesquisa é de cunho qualitativo e se caracteriza em uma pesquisa-ação. Os resultados são satisfatórios pois é possível destacar a aprendizagem significativa e visualização de conceitos a partir da manipulação da ferramenta, que por sua vez, transforma-se num meio facilitador na construção e validação dos conceitos.Downloads
Published
2019-12-19
Issue
Section
Desenvolvimento de materiais educacionais com uso de novas tecnologias