TECNOSTRESS EM PROFESSORES: COMPREENSÃO DA PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
Abstract
A sociedade atual é marcada pelas tecnologias digitais, o que favorece a transformação dos ambientes sociais e de trabalho, com isso, emerge a necessidade de se gerar espaços de discussão sobre os impactos causados pelas alterações que as tecnologias digitais promovem no cotidiano profissional dos professores. Nesse sentido, surge o termo tecnostress que é conceituado como um estado psicológico negativo relacionado com o uso de tecnologias digitais ou com a ameaça de seu uso futuro. Com esse entendimento, essa pesquisa tem como objetivo analisar as percepções, impressões e estratégias de enfrentamento do tecnostress elaboradas pelos licenciandos em Matemática. Para a produção dos registos contou-se com 35 colaboradores, alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade XXXXXXXXXXXXX, que realizaram conversas com 13 professores de Matemática da Educação Básica da cidade de Rio Grande. Esses relatos foram analisados através do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Foram analisados 13 relatos e definiu-se um DSC, intitulado “Tecnologias digitais: potencialidades, vivências e possibilidades.” que versa sobre as percepções dos licenciandos a respeito das potencialidades das tecnologias digitais no que tange o ensinar e o aprender Matemática. Os relatos evidenciaram que o conversar com os professores contribuiu para que os licenciandos entendessem de que maneira os professores de Matemática são afetados pelos sintomas do tecnostress e a importância da formação inicial e continuada para o uso de tecnologias na sala de aula com potencial pedagógico.Downloads
Published
2019-12-19
Issue
Section
Ensino Híbrido/Blended Learning