TECNOLOGIAS DIGITAIS E A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS DIALÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NA FORMAÇÃO DOCENTE
Abstract
O presente artigo apresenta uma reflexão acerca do emprego das tecnologias digitais como ferramentas importantes no contexto escolar para a construção do conhecimento, na contemporaneidade. O tema tecnologias digitais permeia diversas pesquisas acadêmicas, no âmbito nacional e internacional, com destaque às últimas décadas. Contudo, apesar de considerar e evidenciar a influência das tecnologias digitais na educação buscou-se estabelecer a relação com a importância dos processos dialógicos no contexto escolar. Assim, por meio da revisão bibliográfica, este artigo apresenta uma reflexão sobre a relação entre o contexto das tecnologias digitais e o diálogo, na perspectiva de Martin Buber. Martin Buber é o autor da teoria da pedagogia do diálogo e, apesar de ter produzido sua obra em outro período histórico, suas contribuições são extremamente atuais e atemporais, ao refletirem sobre as relações humanas. Considerando a presença das tecnologias digitais também no contexto escolar e nos processo de ensino e de aprendizagem, o presente artigo presenta uma reflexão sobre o papel do diálogo no contexto escolar e para a humanização das relações, quecada vez mais adquirem um caráter virtual. Deste modo propõe-se a refletir sobre a formação docente respondendo a seguinte questão: a formação docente tem atendido a necessidade de habilitar o profissional da educação a trabalhar com tecnologias digitais aliadasao desenvolvimento humano por meio de práticas dialógicas? Pretende-se propor a compreensão da mportância do diálogo para a aprendizagem com – e apesar de – tecnologias digitais e de que modo não dicotomizá-los, já que ambos são inerentes ao desenvolvimento humano nos dias atuais. Ressalta-se ainda que tanto a docência paut da nas relações dialógicas quanto na prática competente do uso de tecnologias digitais no espaço escolar, requerem formação adequada e permanente, considerando a dinamicidade atual, o avanço tecnológico e a necessária capacidade de atenção à dimensão humana diante de contextos tão mutáveis.