TECNOLOGIAS DIGITAIS E A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS DIALÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NA FORMAÇÃO DOCENTE

Authors

  • Tatiana Fruscalso dos Santos
  • Caroline Becker
  • Alexandre Anselmo Guilherme
  • Lucia Maria Martins Giraffa

Abstract

O presente artigo apresenta uma reflexão acerca do emprego das tecnologias digitais como ferramentas  importantes  no  contexto  escolar para  a  construção  do  conhecimento,  na contemporaneidade. O tema tecnologias digitais permeia diversas pesquisas acadêmicas, no âmbito nacional  e  internacional,  com  destaque  às  últimas  décadas. Contudo,  apesar  de considerar   e   evidenciar   a   influência   das   tecnologias   digitais   na   educação buscou-se estabelecer a relação com a importância dos processos dialógicos no contexto escolar. Assim, por meio da revisão bibliográfica, este artigo apresenta uma reflexão sobre a relação entre o contexto das tecnologias digitais e o diálogo, na perspectiva de Martin Buber. Martin Buber é o autor da teoria da pedagogia do diálogo e, apesar de ter produzido sua obra em outro período histórico, suas contribuições são extremamente atuais e atemporais, ao refletirem sobre as relações  humanas.  Considerando  a  presença das  tecnologias  digitais  também  no contexto escolar  e  nos  processo  de  ensino  e  de  aprendizagem,  o  presente  artigo presenta uma reflexão sobre  o  papel  do  diálogo  no contexto escolar  e para  a humanização  das relações, quecada vez mais adquirem um caráter virtual. Deste modo propõe-se a refletir sobre a formação  docente  respondendo  a  seguinte  questão:  a  formação  docente  tem  atendido a necessidade  de  habilitar  o  profissional  da  educação  a  trabalhar com  tecnologias  digitais aliadasao desenvolvimento humano por meio de práticas dialógicas? Pretende-se propor a compreensão da mportância do diálogo para a aprendizagem com – e apesar de – tecnologias digitais e de que modo não dicotomizá-los, já que ambos são inerentes ao desenvolvimento humano  nos  dias  atuais.  Ressalta-se  ainda  que  tanto  a  docência  paut   da  nas  relações dialógicas quanto na prática competente do uso de tecnologias digitais no espaço escolar, requerem formação adequada e permanente, considerando a dinamicidade atual, o avanço tecnológico e a necessária capacidade de atenção à dimensão humana diante de contextos tão mutáveis.

Published

2019-12-19