O PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Abstract
Este trabalho tem por objetivo apresentar as potencialidades que a leitura de livros infantis realizada por meio de um instrumento midiático como o podcast permite em contexto de formação inicial de professores. Serão apresentados dados de vinte estudantes de Pedagogia que participaram do projeto de leitura de livros infantis gravadas em podcast idealizado pelo grupo de contação de histórias “Histórias que navegam” desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com o objetivo de incentivar a leitura em espaços escolares e não escolares. Os resultados mostram vantagens em relação à prática de leitura de literatura infantil utilizando os podcats como a ampliação de repertório literário, oportunidade para trabalhar as habilidades de leitura, possibilidade de conhecer novas formas de ler histórias, além de ser um instrumento capaz de instigar a leitura e a imaginação e ainda ser um espaço de inclusão ao acesso à leitura. Acredita-se que a experiência vivenciada nesse projeto de extensão pode auxiliar futuros docentes na prática de ler histórias além de se criar um espaço virtual de acesso à leitura disponível em espaços escolares e não escolares acessível a qualquer pessoa e em qualquer lugar.Downloads
Published
2019-12-19
Issue
Section
Ensino Híbrido/Blended Learning