TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS E PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM MINICURSO

Authors

  • Camila Maria Bandeira Scheunemann
  • Caroline Medeiros Martins de Almeida
  • Paulo Tadeu Campos Lopes

Abstract

As tecnologias digitais são recursos que contribuem para as estratégias de ensino híbrido. Deste modo, se torna importante conhecer as opiniões de alunos e professores sobre o uso destas tecnologias para fins educacionais. Esta pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, teve por objetivo verificar e analisar as percepções de licenciandos e professores participantes de um minicurso sobre o uso das tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de ciências. Foi realizado um minicurso sobre metodologias ativas e tecnologias digitais e sua utilização em contextos educativos. Os dados foram coletados por meio de questionários de pré e pós-teste, ambos com 7 questões cada, das quais três são analisadas neste artigo, por meio da Análise de Conteúdo. Verificou-se que antes do minicurso os participantes conheciam um número significativo de recursos que podem ser utilizados no ensino de ciências, com maior menção para computador, internet e aplicativos. Após o minicurso demonstraram conhecer maior número de recursos, com maior frequência para os aplicativos, hipertextos e jogos. Quando questionados sobre quais tecnologias digitais utilizam para estudar, os participantes destacaram com maior frequência a Internet, vídeo aulas no YouTube, computador, celular e salas de aula virtuais. Os participantes avaliaram o minicurso por meio da atribuição de notas, sendo que 46,4% atribuíram a nota máxima, o que mostra sua satisfação. Dados desta natureza podem contribuir para o repensar de estratégias que envolvem o uso destas tecnologias, de forma especial para o ensino híbrido.

Published

2019-12-19