A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Abstract
O artigo tem por finalidade analisar o uso da tecnologia como ferramenta no processo ensino-aprendizagem, sob esse enfoque, salienta-se que as Tecnologias de Comunicação e da Informação (TICs) inseridas no contexto das salas de aula, visam o desenvolvimento dos aspectos educacionais e de aprendizagem dos alunos. Este trabalho adotou como método de investigação a Pesquisa Bibliográfica, por meio do levantamento de referências teóricas já publicadas e analisadas recolheu-se as informações e argumentos necessários, com diversas posições sobre o enfoque do uso de novas tecnologias para o ensino nas escolas, como os instrumentos da informática e o uso do computador. O produto desse processo é a formação de indivíduos autônomos, que aprendem por si mesmo, aprenderem a aprender, através da busca, da investigação, da descoberta e da invenção. Por isso, o uso das tecnologias na escola é fundamental. Além disso, sabe-se que essas ferramentas, são recursos tecnológicos que o professor pode lançar mão para facilitar a leitura. Desta forma, a maioria das crianças quando começam a estudar já sabem manusear esses recursos tecnológicos em seu ponto mais sensível, cabe ao professor utilizar esses mecanismos, para que o aluno use as mídias de maneira ativa. Assim, a relação de interação que se faz entre o externo (objeto, linguagem imagética que observa-se) e o interno (definição, inferência) acontece por meio dos sentidos, no qual a visão é amplamente usada, sem necessariamente usar palavras e/ou textos. Não se trata de encontrar o seu sentido aparente, mas em compreender o significado num contexto social e no contexto do interpretante (observador/receptor). Os canais entre a imagem e o espectador devem estar receptivos. Todavia, deve existir uma provocação do olhar cognitivo e também a conscientização dos elementos presentes na imagem. Entretanto, para que haja uma prática perfeita que suscite aprendizagem é necessário que o aluno saiba interpretar as imagens que circulam a todo momento. Portanto, o uso dos recursos tecnológicos, tendo como principal ferramenta, são bons aliados nessa tarefa de educar e de socializar do conhecimento. Através do professor, dispondo das condições que são necessárias para os estudantes exercitarem a capacidade de procurar e selecionar informações, resolver problemas e aprender.Downloads
Published
2019-12-19
Issue
Section
Recursos Tecnológicos para Análise de Aprendizagem